0
A OPAS/OMS no Brasil teve
papel de destaque no XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
(SBMT), realizada de 6 a 10 de agosto de 2013 o no Centro de Convenções Arquiteto
Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS. O evento reuniu mais de 1,5 mil
participantes de variados países, entre palestrantes, profissionais da saúde e
estudantes de graduação e pós-graduação.
Com o apoio
da OPAS/OMS no Brasil foi realizada no período de 29 a 31 de julho de 2013 a "Avaliação
internacional da Estratégia de Gestão Integrada Nacional para Dengue (EGI
dengue) e resposta à epidemia da dengue ocorrida no Paraguai 2012/2013".
De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, o novo Centro deverá trabalhar “em sinergia e em cooperação com o Centro de Monitoramento em Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (CIEVS)”. Entre os exemplo de situações que serão
O Brasil vai ganhar um Centro de Gerenciamento de Informações para Emergências em Vigilância Sanitária (eVisa). A decisão foi tomada nesta terça-feira (30) pelos cinco diretores da Anvisa.
O Centro vai funcionar 24 horas por dia com a função de detectar, monitorar e disseminar informações sobre situações que representem emergência em vigilância sanitária. A nova estrutura vai integrar as ações das áreas técnicas da Anvisa para responder aos eventos de emergência. A informação monitorada e gerada será utilizada para a tomada de decisão das diretorias da Anvisa em eventos que exijam respostas rápidas.
Leia mais...
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a 4ª versão da Lista de Medicamentos Essenciais para Crianças (EMLC, na sigla em inglês), na qual dois medicamentos produzidos no Brasil foram incluídos. Um deles é o Artesunato+Mefloquina (ASMQ), desenvolvido por Farmanguinhos, por meio de uma parceria com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês). Trata-se de uma formulação inovadora, em dose fixa combinada, capaz de curar a malária em até três dias. O ASMQ foi também acrescentado à 18ª Lista de Medicamentos Essenciais para adultos (LME, em inglês). A inclusão demonstra a importância da instituição no desenvolvimento de medicamentos essenciais para a saúde humana.
Instituições da sociedade civil podem
apresentar projetos que
visam desenvolver ações comunitárias nas áreas de vigilância, prevenção e o controle
de doenças para seleção segundo edital pela Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer
e ampliar o engajamento da sociedade civil em ações de vigilância, prevenção e
controle da dengue, malária, doenças sexualmente transmissíveis,
HIV/aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase.